Esse artigo irá auxiliá-lo no preenchimento das informações de NF-e no caso de você receber o seguinte erro:
“Rejeição: IE do Destinatário não está ativa na UF”
“Rejeição: IE do Destinatário não está ativa na UF”
Por que a nota foi rejeitada?
Esse erro acontece porque a Inscrição Estadual (IE) informada para o destinatário consta como inativa no cadastro da SEFAZ do estado (UF) em que ele está registrado.
Ou seja: a empresa ou pessoa que está recebendo a nota não tem mais a IE válida e ativa naquele estado.
Exemplo:
- Se você emitir uma NF-e para um cliente em São Paulo e informar a IE dele, mas no cadastro da SEFAZ/SP essa inscrição estiver baixada, suspensa ou cancelada, a nota será rejeitada.
Exceção importante
Se o destinatário for Consumidor Final ou Contribuinte Isento, não é necessário informar Inscrição Estadual.
Nesse caso, você pode utilizar a opção de Isento no campo de IE.
Como resolver essa rejeição de forma prática
1. Verifique a IE do destinatário
Confira com o cliente qual é a Inscrição Estadual correta e atualizada.
- Certifique-se de que ela está ativa na SEFAZ da UF de destino.
- Caso esteja incorreta, solicite ao cliente a informação correta.
2. Ajuste os dados do destinatário na NF-e
No cadastro do cliente ou na própria nota, corrija o campo Inscrição Estadual:
- Se o cliente tiver IE válida, informe o número correto.
- Se for consumidor final ou isento, marque a opção Isento no campo 'Contribuinte ICMS' no cadastro do cliente